Catanduva terá a “Operação Trânsito + Consciente” para coibir infrações de trânsito nesta quarta-feira, dia 7. O trabalho estratégico será realizado de forma conjunta entre a Polícia Militar, Guarda Civil Municipal (GCM) e Agentes de Fiscalização de Trânsito (AFT). Na ação, será fiscalizado o cumprimento da Área Azul e demais leis de trânsito.
A atuação das equipes é permanente, mas, nessa data, será intensificada. O objetivo é chamar a atenção de motoristas sobre seus deveres no trânsito. “Queremos provocar a reflexão de que o trânsito pode ser mais seguro e ter melhor fluxo, principalmente na região central”, destaca o comandante da GCM, Luiz Carlos Larocca.
Com relação ao estacionamento rotativo, as equipes irão observar se os carros estão devidamente estacionados e com o cartão preenchido, condição que libera permanência na vaga por duas ou até três horas.
Segundo a Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos (STU), o preço do cartão é de apenas R$ 2, enquanto que a multa por esse tipo de infração é de R$ 195 e gera perda de cinco pontos na carteira de habilitação. A penalidade é considerada grave e está prevista no Código de Trânsito Brasileiro.
Motociclistas não pagam a tarifa, mas se o veículo estiver estacionado em locais irregulares também estará sujeito à multa.
Durante a operação, que também ganhou o nome de “Dia D do Trânsito”, as equipes envolvidas serão divididas para que a fiscalização tenha abrangência por toda cidade. Também serão alvos da operação os estacionamentos reservados exclusivamente a idosos e deficientes, o uso de celular no volante e direção com cinto de segurança.
Fonte: Assessoria/Prefeitura